Plano de Curso Planejamento anual para o 4º ano do ensino fundamental



Plano de Curso – 4º ano do Ensino Fundamental.




OBJETIVO GERAL
Oportunizar ao aluno um ambiente escolar que valorize o ser humano como sujeito histórico observando e respeitando as diferenças e promovendo o desenvolvimento de habilidades humanas reflexivas e questionadoras.

METAS
Almeja-se que durante o ano letivo, os educandos sintam-se inseridos no processo de aprendizagem, e que construam o conhecimento a partir da mediação do educador.
Que no processo do aprender haja uma troca de vivências culturais entre alunos e professores e que todos tenham uma aprendizagem rica e significativa.
Espera-se que o aluno consiga melhorar a sua comunicação em relação ao outro respeitando as opiniões e valorizando cada área do conhecimento.
Pretende-se incentivar, ouvir e orientar os alunos para que consigam viver bem na família, escola e sociedade, tornando-os indivíduos críticos, responsáveis e conscientes.
Contribuir para que os alunos construam um mundo mais justo e igualitário, aprendendo a conviver com o outro, com as diferenças e com as novas tecnologias, tendo como referência os temas transversais.

LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVOS:
  • Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita; 
  • Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores; 
  • Relacionar os fatos com sua vivência; 
  • Identificar diferentes categorias gramaticais de uma mesma palavra; 
  • Escrever corretamente; 
  • Saber empregar na frase e textos a pontuação adequada.


CONTEÚDOS:
  • Gêneros textuais: histórias pessoais e familiares, poemas, receitas, fábulas, bilhetes, lendas, parlendas, músicas, trava-línguas, caça-palavras, listas, acrósticos, convites, paródias, cartões, verbetes, contos, quadrinhas, adivinhas, piadas, relatos, entrevistas, anúncios, receitas, bulas, cartazes, diários, calendários, símbolos, notícias, informativos, slogans, propagandas, lista telefônica, guias, manuais de instrução, relatórios, manchetes, reportagens, classificados...
  • Tipologias textuais: narração, descrição, dissertação, argumentação, injunção; 
  • Texto (oral e escrito): leitura, interpretação, análise e produção, discurso direto e indireto livre; 
  • Estrutura de texto: palavra, frase e parágrafo;
  • Expressões: afirmativas, explicativas, interrogativas, negativas e exclamativas; 
  • Diferentes usos e grafias: por quê? por que? porque e porquê; 
  • Função social da escrita e ideias de representação; 
  • Letras do alfabeto e seu respectivo valor sonoro na oralidade e na escrita: símbolos da escrita (alfabeto e sinais diacríticos – sinais gráficos antes, sobre, entre e sob as palavras); 
  • Ordem alfabética; 
  • Letras maiúsculas e minúsculas, vogais e consoantes; relação fonema e grafema; palavra e composição de palavras; sílaba tônica das palavras e sua classificação; 
  • Análise Linguística: Acentuação, pontuação, frases, classes gramaticais e suas classificações (substantivos, pronomes, adjetivos, encontros consonantais, encontros vocálicos, dígrafos, conjunções, advérbios, preposições, numeral, artigo e verbos - conjugação, pessoa, número e tempos verbais); 
  • Práticas de leitura: leitura individual e compartilhada diária; 
  • Roda de leitores;
  • Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais;
  • Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar; 
  • Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa;
  • Identificar começo, meio e fim de uma história lida e/ou ouvida;
  • Identificar e descrever personagens; 
  • Distinguir fala do narrador dos outros personagens;
  • Antecipar o conteúdo da leitura de um texto; 
  • Atender informações explícitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual;
  • Consulta ao dicionário;


MATEMÁTICA

OBJETIVOS:
  • Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade;
  • Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder à questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade;
  • Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações;
  • Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas;
  • Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas;
  • Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções;
  • Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.


CONTEÚDOS:
  • História de sistemas de numeração antigos, como egípcio, maia e romano;
  • Sistema de numeração decimal (unidade, dezena e centena de milhar) - valor posicional; 
  • Adição: com e sem reagrupamento - com duas ou mais parcelas; 
  • Subtração: com e sem reagrupamento. Situações de tirar, comparar ou completar. Operação inversa;
  • Multiplicação: com e sem reagrupamento. Multiplicador com um ou mais algarismos. Dobro, triplo, quadruplo e quíntuplo;
  • Divisão: exata e não exata. Operação inversa. Metade, terça e quarta-parte; 
  • Números ordinais até 50;
  • Números fracionários: representação e leitura; 
  • Números decimais: décimo. Leitura e escrita de números decimais. Adição e subtração com números decimais; 
  • Espaço e forma: posição de uma reta (vertical, horizontal e inclinada), posição de duas retas (paralelas, perpendiculares e correntes), polígonos: simetria, sólidos geométricos: três dimensões (comprimento, largura e altura), perímetro;
  • Grandezas e medidas: medidas de massa e comprimento, medidas de tempo: horas e minuto, medida de capacidade: litro e mililitro, sistema monetário: contextualização histórica. 
  • Lucro e prejuízo. 
  • Documentos relacionados ao processo de compra e venda (cheque, nota fiscal, recibo, vale). 
  • Listas, tabelas e gráficos simples.


GEOGRAFIA E HISTÓRIA 

OBJETIVOS:
  • Leitura e interpretação de mapas;
  • Desenvolvimento do hábito de pesquisa em diferentes fontes de consulta;
  • Desenvolvimento da autonomia na orientação espacial e temporal; 
  • Compreensão da realidade social, da própria identidade, através da elaboração processual dos conceitos, considerando o espaço vivenciado e estadual;
  • Valorização da diversidade cultural e étnica no estado; 
  • Identificação dos fenômenos naturais que atuam no espaço natural municipal e estadual e os elementos que mais influenciam na construção do espaço geográfico.


CONTEÚDOS:
  • Comunidade, Município, Região Oeste, Estado.
  • Diferentes tipos de mapas observado título, escala, símbolo cartográfico, legenda, pontos cardeais; 
  • Atividades econômicas de produção, comercialização e serviços; 
  • Semelhanças e diferenças físico-sociais da cidade e do campo, identificando a relação de complementaridade e interdependência existente entre ambos; 
  • Consequências e transformação da natureza pelo homem: desmatamento, queimadas e poluição; 
  • Aspectos físicos do município e do estado: relevo, clima, vegetação e hidrografia; 
  • Os limites do território, suas regiões e funções; 
  • Modos de vida dos diferentes grupos sociais locais comparando-os a outras áreas da região e estado; 
  • A história do município e estado/o presente como resultado do passado; 
  • Diferentes grupos que habitaram a região antes da colonização;  
  • Povos imigrantes, origens e costumes; 
  • Os três poderes constituídos e funções; 
  • Guerra do Contestado; 
  • Caboclos, indígenas;
  • Coluna Prestes;
  • Escravidão: quilombos, lideranças, atividades e formas de viver; 
  • Diferentes mentalidades e valores que predominam atualmente.


CIÊNCIAS

OBJETIVOS:
  • Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos;
  • Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico social e psíquico do individuo;
  • Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo;
  • Valorizar a vida em sua diversidade e a preservação dos recursos naturais;
  • Caracterizar materiais recicláveis e processo de tratamento de alguns materiais;
  • Do lixo matéria orgânica, papel, plástico, etc.


CONTEÚDOS:

  • Higiene e saúde: higiene pessoal e dos ambientes.
  • O solo: Relação solo – água – ar e seres vivos; O solo e a sua ocupação: rural e urbana; tipos de solo e suas principais características; materiais retirados do solo; erosão, fertilidade e vegetação; degradação ambiental; solo contaminado x transmissão de doenças. 
  • O ar: atmosfera e ar; sistema solar; movimentos e consequências – ano bissexto, o dia e a noite, ano; eletricidade e luz elétrica; usinas hidrelétricas, termoelétricas e nucleares; desperdício x economia de energia; necessidades humanas x criação de ferramentas; fontes poluidoras (veículos, navios, indústrias, entre outros). 
  • A água: presença do ciclo da água na natureza; características e propriedades da água; importância da água para os seres vivos; animais e plantas aquáticas; a água como solvente (misturas); estados físicos da água e suas mudanças; saneamento básico; captação, armazenamento e distribuição; destino e tratamento da água utilizada pela comunidade; desperdício de água. 
  • Lixo: produção, coleta seletiva, reciclagem e tratamento do lixo; uso indiscriminado dos recursos naturais. 


ENSINO RELIGIOSO

OBJETIVOS:
  • Identificar que unidos formamos uma grande família;
  • Reconhecer a importância de tratar bem as pessoas e de perdoar os outros;
  • Respeitar os valores cristãos. 


CONTEÚDOS:
  • Deus é vida na doação; 
  • A união forma uma grande família; 
  • Valores, símbolos, tradições religiosas, datas comemorativas: valorização e verdadeiro sentido – páscoa, dia das mães e dos pais, pátria, natal, etc; 
  • Respeito às diferenças - inclusão; 
  • Virtudes: respeito, confiança, organização, honestidade, responsabilidade, amor, ética, solidariedade, fraternidade, amizade...


METODOLOGIAS:
  • Diálogo;
  • Leitura individual, coletiva, silenciosa e oral;
  • Música e dança;
  • Teatro e dramatizações;
  • Fitas de vídeos, DVDs, CDs, etc;
  • Aulas expositivas;
  • Construção de tabelas e gráficos;
  • Apresentação de trabalhos;
  • Leitura de diversos textos e interpretações;
  • Pesquisas;

                                  
A AVALIAÇÃO DEVE:
  • Estar integrada ao processo de ensino-aprendizagem;
  • Proporcionar informações para o professor e o aluno sobre iniciativas para modificar o trabalho, retomando o assunto, usando outras metodologias, aprofundando o assunto, fazendo as atividades com maior dedicação...
  • Ser um instrumento de ajuda;
  • Instrumento de investigação sobre a apropriação do conhecimento;
  • Perceber o progresso ou não do aluno;
  • Contemplar os vários aspectos da aprendizagem;


MOMENTOS DA AVALIAÇÃO
  • No início de um módulo de estudo, para verificar o conhecimento prévio do aluno.


Cadastre o seu e-mail e receba todas as atualizações grátis!

Escreva aqui seu email e cadastre-se grátis!:


Delivered by FeedBurner
Ao receber o primeiro e-mail será necessário clicar no link de confirmação de cadastro. Nós não fornecemos seu e-mail a terceiros e também não enviaremos spam!

0 comentários on " Plano de Curso Planejamento anual para o 4º ano do ensino fundamental "

Postar um comentário

Olá! Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é importante para nós! Um abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Já curtiu???

" Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender." ( Marion Welchmann)

Posts Recentes!

Bem-Vindos!

Bem-Vindos!

Desenhos para Colorir

Kits Festa Grátis

Divulgue...

Baú da Web -

Receitinhas

Já passaram por aqui...

Seguidores

 

BAUZINHO DA WEB - BAÚ DA WEB Copyright 2015 Cris Layouts e Templates Criando e Agradando