Plano de Curso – 4º ano do Ensino Fundamental.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar ao aluno um ambiente escolar que valorize o ser humano como sujeito histórico observando e respeitando as diferenças e promovendo o desenvolvimento de habilidades humanas reflexivas e questionadoras.
METAS
Almeja-se que durante o ano letivo, os educandos sintam-se inseridos no processo de aprendizagem, e que construam o conhecimento a partir da mediação do educador.
Que no processo do aprender haja uma troca de vivências culturais entre alunos e professores e que todos tenham uma aprendizagem rica e significativa.
Espera-se que o aluno consiga melhorar a sua comunicação em relação ao outro respeitando as opiniões e valorizando cada área do conhecimento.
Pretende-se incentivar, ouvir e orientar os alunos para que consigam viver bem na família, escola e sociedade, tornando-os indivíduos críticos, responsáveis e conscientes.
Contribuir para que os alunos construam um mundo mais justo e igualitário, aprendendo a conviver com o outro, com as diferenças e com as novas tecnologias, tendo como referência os temas transversais.
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS:
- Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
- Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
- Relacionar os fatos com sua vivência;
- Identificar diferentes categorias gramaticais de uma mesma palavra;
- Escrever corretamente;
- Saber empregar na frase e textos a pontuação adequada.
CONTEÚDOS:
- Gêneros textuais: histórias pessoais e familiares, poemas, receitas, fábulas, bilhetes, lendas, parlendas, músicas, trava-línguas, caça-palavras, listas, acrósticos, convites, paródias, cartões, verbetes, contos, quadrinhas, adivinhas, piadas, relatos, entrevistas, anúncios, receitas, bulas, cartazes, diários, calendários, símbolos, notícias, informativos, slogans, propagandas, lista telefônica, guias, manuais de instrução, relatórios, manchetes, reportagens, classificados...
- Tipologias textuais: narração, descrição, dissertação, argumentação, injunção;
- Texto (oral e escrito): leitura, interpretação, análise e produção, discurso direto e indireto livre;
- Estrutura de texto: palavra, frase e parágrafo;
- Expressões: afirmativas, explicativas, interrogativas, negativas e exclamativas;
- Diferentes usos e grafias: por quê? por que? porque e porquê;
- Função social da escrita e ideias de representação;
- Letras do alfabeto e seu respectivo valor sonoro na oralidade e na escrita: símbolos da escrita (alfabeto e sinais diacríticos – sinais gráficos antes, sobre, entre e sob as palavras);
- Ordem alfabética;
- Letras maiúsculas e minúsculas, vogais e consoantes; relação fonema e grafema; palavra e composição de palavras; sílaba tônica das palavras e sua classificação;
- Análise Linguística: Acentuação, pontuação, frases, classes gramaticais e suas classificações (substantivos, pronomes, adjetivos, encontros consonantais, encontros vocálicos, dígrafos, conjunções, advérbios, preposições, numeral, artigo e verbos - conjugação, pessoa, número e tempos verbais);
- Práticas de leitura: leitura individual e compartilhada diária;
- Roda de leitores;
- Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais;
- Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar;
- Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa;
- Identificar começo, meio e fim de uma história lida e/ou ouvida;
- Identificar e descrever personagens;
- Distinguir fala do narrador dos outros personagens;
- Antecipar o conteúdo da leitura de um texto;
- Atender informações explícitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual;
- Consulta ao dicionário;
MATEMÁTICA
OBJETIVOS:
- Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade;
- Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder à questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade;
- Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações;
- Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas;
- Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas;
- Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções;
- Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.
CONTEÚDOS:
- História de sistemas de numeração antigos, como egípcio, maia e romano;
- Sistema de numeração decimal (unidade, dezena e centena de milhar) - valor posicional;
- Adição: com e sem reagrupamento - com duas ou mais parcelas;
- Subtração: com e sem reagrupamento. Situações de tirar, comparar ou completar. Operação inversa;
- Multiplicação: com e sem reagrupamento. Multiplicador com um ou mais algarismos. Dobro, triplo, quadruplo e quíntuplo;
- Divisão: exata e não exata. Operação inversa. Metade, terça e quarta-parte;
- Números ordinais até 50;
- Números fracionários: representação e leitura;
- Números decimais: décimo. Leitura e escrita de números decimais. Adição e subtração com números decimais;
- Espaço e forma: posição de uma reta (vertical, horizontal e inclinada), posição de duas retas (paralelas, perpendiculares e correntes), polígonos: simetria, sólidos geométricos: três dimensões (comprimento, largura e altura), perímetro;
- Grandezas e medidas: medidas de massa e comprimento, medidas de tempo: horas e minuto, medida de capacidade: litro e mililitro, sistema monetário: contextualização histórica.
- Lucro e prejuízo.
- Documentos relacionados ao processo de compra e venda (cheque, nota fiscal, recibo, vale).
- Listas, tabelas e gráficos simples.
GEOGRAFIA E HISTÓRIA
OBJETIVOS:
- Leitura e interpretação de mapas;
- Desenvolvimento do hábito de pesquisa em diferentes fontes de consulta;
- Desenvolvimento da autonomia na orientação espacial e temporal;
- Compreensão da realidade social, da própria identidade, através da elaboração processual dos conceitos, considerando o espaço vivenciado e estadual;
- Valorização da diversidade cultural e étnica no estado;
- Identificação dos fenômenos naturais que atuam no espaço natural municipal e estadual e os elementos que mais influenciam na construção do espaço geográfico.
CONTEÚDOS:
- Comunidade, Município, Região Oeste, Estado.
- Diferentes tipos de mapas observado título, escala, símbolo cartográfico, legenda, pontos cardeais;
- Atividades econômicas de produção, comercialização e serviços;
- Semelhanças e diferenças físico-sociais da cidade e do campo, identificando a relação de complementaridade e interdependência existente entre ambos;
- Consequências e transformação da natureza pelo homem: desmatamento, queimadas e poluição;
- Aspectos físicos do município e do estado: relevo, clima, vegetação e hidrografia;
- Os limites do território, suas regiões e funções;
- Modos de vida dos diferentes grupos sociais locais comparando-os a outras áreas da região e estado;
- A história do município e estado/o presente como resultado do passado;
- Diferentes grupos que habitaram a região antes da colonização;
- Povos imigrantes, origens e costumes;
- Os três poderes constituídos e funções;
- Guerra do Contestado;
- Caboclos, indígenas;
- Coluna Prestes;
- Escravidão: quilombos, lideranças, atividades e formas de viver;
- Diferentes mentalidades e valores que predominam atualmente.
CIÊNCIAS
OBJETIVOS:
- Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos;
- Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico social e psíquico do individuo;
- Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo;
- Valorizar a vida em sua diversidade e a preservação dos recursos naturais;
- Caracterizar materiais recicláveis e processo de tratamento de alguns materiais;
- Do lixo matéria orgânica, papel, plástico, etc.
CONTEÚDOS:
- Higiene e saúde: higiene pessoal e dos ambientes.
- O solo: Relação solo – água – ar e seres vivos; O solo e a sua ocupação: rural e urbana; tipos de solo e suas principais características; materiais retirados do solo; erosão, fertilidade e vegetação; degradação ambiental; solo contaminado x transmissão de doenças.
- O ar: atmosfera e ar; sistema solar; movimentos e consequências – ano bissexto, o dia e a noite, ano; eletricidade e luz elétrica; usinas hidrelétricas, termoelétricas e nucleares; desperdício x economia de energia; necessidades humanas x criação de ferramentas; fontes poluidoras (veículos, navios, indústrias, entre outros).
- A água: presença do ciclo da água na natureza; características e propriedades da água; importância da água para os seres vivos; animais e plantas aquáticas; a água como solvente (misturas); estados físicos da água e suas mudanças; saneamento básico; captação, armazenamento e distribuição; destino e tratamento da água utilizada pela comunidade; desperdício de água.
- Lixo: produção, coleta seletiva, reciclagem e tratamento do lixo; uso indiscriminado dos recursos naturais.
ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS:
- Identificar que unidos formamos uma grande família;
- Reconhecer a importância de tratar bem as pessoas e de perdoar os outros;
- Respeitar os valores cristãos.
CONTEÚDOS:
- Deus é vida na doação;
- A união forma uma grande família;
- Valores, símbolos, tradições religiosas, datas comemorativas: valorização e verdadeiro sentido – páscoa, dia das mães e dos pais, pátria, natal, etc;
- Respeito às diferenças - inclusão;
- Virtudes: respeito, confiança, organização, honestidade, responsabilidade, amor, ética, solidariedade, fraternidade, amizade...
METODOLOGIAS:
- Diálogo;
- Leitura individual, coletiva, silenciosa e oral;
- Música e dança;
- Teatro e dramatizações;
- Fitas de vídeos, DVDs, CDs, etc;
- Aulas expositivas;
- Construção de tabelas e gráficos;
- Apresentação de trabalhos;
- Leitura de diversos textos e interpretações;
- Pesquisas;
A AVALIAÇÃO DEVE:
- Estar integrada ao processo de ensino-aprendizagem;
- Proporcionar informações para o professor e o aluno sobre iniciativas para modificar o trabalho, retomando o assunto, usando outras metodologias, aprofundando o assunto, fazendo as atividades com maior dedicação...
- Ser um instrumento de ajuda;
- Instrumento de investigação sobre a apropriação do conhecimento;
- Perceber o progresso ou não do aluno;
- Contemplar os vários aspectos da aprendizagem;
MOMENTOS DA AVALIAÇÃO
- No início de um módulo de estudo, para verificar o conhecimento prévio do aluno.
Cadastre o seu e-mail e receba todas as atualizações grátis!
Ao receber o primeiro e-mail será necessário clicar no link de confirmação de cadastro. Nós não fornecemos seu e-mail a terceiros e também não enviaremos spam!
0 comentários on " Plano de Curso Planejamento anual para o 4º ano do ensino fundamental "
Postar um comentário
Olá! Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é importante para nós! Um abraço!