Plano de Curso – 5º ano do Ensino Fundamental
OBJETIVO GERAL
Oportunizar ao aluno um ambiente escolar que valorize o ser humano como sujeito histórico e cultural observando e respeitando as diferenças e promovendo o desenvolvimento de habilidades humanas reflexivas e questionadoras.
METAS A SEREM ATINGIDAS PELOS ALUNOS/ALUNAS DO 5º ANO
Criar nos alunos o gosto pelo estudo e principalmente à necessidade de apropriar-se dos conhecimentos para que estes possam estar preparados para viver nesta sociedade competitiva e em constantes transformações. Para que de posse do conhecimento possam lutar por uma sociedade mais justa, buscando a mudança social, com igualdade para todos.
Buscar um aluno aberto, integrado, critica criativo, consciente e participativo, que saiba o que quer, que não se deixa manipular, com condições de enfrentar dificuldades, que se aproprie do conhecimento universal, sem nunca deixar de dar o devido valor aos conhecimentos que ele já acumulou ao longo de sua caminhada, de sua história. Partindo destes conhecimentos históricos e da bagagem de cada um, com a mediação do professor ele deverá ser capaz de construir os seus próprios conhecimentos, internalizá-los e se sentir um agente no processo de transformação.
Usando uma metodologia mais renovada, combinando a aplicação do método cientifico através da observação, da experimentação, do levantamento de hipóteses de conclusões, com aulas expositivas e debates entre alunos.
Formar hábitos de responsabilidade, de estudo, de pesquisa.
Levar o aluno a situar-se dentro do espaço em que vive desenvolver a auto - estima, a capacidade de expressão, a criatividade, na busca e construção do conhecimento.
Instrumentalizar os educandos para que possam se apropriar do saber acumulado e desta forma produzir um novo sabe, capaz de transformar as relações sociais do qual ele participa.
CIÊNCIAS
OBJETIVOS
- Reconhecer elementos bióticos e abióticos;
- Reconhecer a higiene, a alimentação e os bons hábitos como fator fundamental à saúde;
- Identificar e reconhecer a estrutura do corpo humano: sistemas e aparelho;
- Compreender a célula como unidade morfológica dos seres vivos;
- Analisar dados científicos comparando com o conhecimento comum;
- Compreender e comparar as fases da vida do ser humano buscando uma vida saudável em cada uma dela, percebendo as mudanças que temos no corpo e mente;
1º BIMESTRE
ALIMENTAÇÃO HUMANA:
- Origem, fonte e função no organismo;
- Hábitos alimentares: (povos antigos e atuais; regionais e de diferentes etnias)
- Elaboração de cardápios;
- Nutrição e desnutrição;
- Conservação dos alimentos;
HIGIENE E SAÚDE
- Higiene do corpo mente e social;
- Higiene dos ambientes; (casa, quarto, pátio, natureza...)
CONTÁGIO POR MICROORGANISMOS
- Tipos de vacinas;
- Etapas do crescimento e do desenvolvimento;
- Reconhecimento do corpo: características físicas;
- Reprodução humana: fecundação;
- Sexualidade, anatomia sexual, mudanças sexuais;
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO E MASCULINO
- Funções dos aparelhos reprodutores;
- Higiene corporal;
- DST: formas de contágio e prevenção;
- Aids e abuso de drogas;
2º BIMESTRE
ESTRUTURAS ORGANIZADAS DOS SERES VIVOS
- Elementos bióticos;
- Estruturas organizadas dos seres vivos; (células e tecidos)
- Unicelulares e pluricelulares;
- Estruturas básicas das células e tipos diferentes de células.
CORPO HUMANO
- Órgãos dos sentidos;
SISTEMA DIGESTIVO:
- Boca, estômago, intestinos;
- Dentes e mastigação.
SISTEMA CARDIOVASCULAR:
- Circulação;
- Sangue;
- Vasos sanguíneos;
- Coração.
3º BIMESTRE
SISTEMA RESPIRATÓRIO
- Pulmões;
- Trocas gasosas;
- Inspiração e expiração;
- Doenças do aparelho respiratório.
SISTEMA EXCCRETOR:
- Rins, urina;
- Suor.
SISTEMA NERVOSO
- Cérebro e nervos.
4º BIMESTRE
ELEMENTOS ABIÓTICOS
SOLO
- Subsolo e suas riquezas minerais;
- O solo e a agricultura.
AR:
- Camadas a atmosfera;
- Camada e ozônio e efeito estufa.
COMBUSTÃO
- O que precisa para haver combustão;
- Domínio do fogo;
- Onde tem combustão; ( tipos de combustão)
- Combustão e poluição.
O UNIVERSO
- Sistema solar;
- Planetas, estrelas, satélites;
- Astros luminosos e iluminados;
- O homem e as descobertas do universo: história, tecnologias, sistema de exploração e utilidades.
OBS: Os conteúdos foram listados além da programação do plano curricular previsto para o curso devido às contribuições da iniciação a pesquisa.
MATEMÁTICA
OBJETIVOS:
Desenvolver capacidades de construir conceitos e procedimentos matemáticos, formulando e resolvendo problemas;
Perceber que os procedimentos e conceitos matemáticos são uteis para compreender o mundo e atuar nele;
Observar a presença da matemática no dia a dia de forma sistemática: (quantidades, números, figuras geométricas, grandezas e medidas, tabelas, previsões...)
Integrar os vários eixos temáticos da matemática entre si e com as outras áreas do conhecimento;
Comunicar-se através da matemática;
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
SISTEMA DE NUMERAÇÃO
- Números naturais; Representação dos números naturais;
- Ordem e classe: classe dos milhares e outras classes;
- Leitura e escrita de números;
- Números ordinais;
- Adição e subtração de números naturais;
- Multiplicação e divisão de números naturais
- Múltiplos e divisores de um número;
- Operação inversa;
- Tabuada.
2º BIMESTRE
ESPAÇOS E FORMAS GEOMÉTRICAS
- Sólidos geométricos;
- Principais polietros;
- Sólidos geométricos;
- Regiões planas;
- Retas e semi-retas; retas paralelas e concorrentes.
ESTATÍSTICA
- Interpretação e construção de tabelas e gráficos;
- Médias.
FRAÇÕES
- As ideias de fração;
- Frações equivalentes;
- Simplificação e comparação de frações;
- Multiplicação de números naturais por frações.
3º BIMESTRE
PORCENTAGEM E PROBABILIDADES
- Estatísticas e porcentagem;
- Probabilidades;
- Problemas do cotidiano envolvendo porcentagem.
NÚMEROS DECIMAIS
- Inteiros e décimos;
- Décimo centésimo e milésimo;
- Comparações de números decimais;
- Operações com números decimais;
- Relacionando frações com números decimais.
4º BIMESTRE
GRANDEZAS E MEDIDAS
- Medida de comprimento;
- Medidas de área;
- Medidas de volume;
- Medidas de massa;
- Medidas de capacidade.
REVISÃO DOS CONTEÚDOS
OBS. As quatro operações matemáticas serão retomadas em todos bimestres.
PORTUGUÊS
OBJETIVOS
Empregar corretamente os sinais de pontuação na leitura e escrita;
Estruturar e reestruturar textos observando sinais de pontuação, acentuação, concordância, parágrafos e outras estruturas textuais;
Desenvolver habilidades de leitura e interpretação das diversos tipos textuais;
Identificar os diversos tipos de texto e frases;
Manusear corretamente o dicionário e utilizar na fala e escrita novo vocabulário;
CONTEÚDO
1º BIMESTRE
- Leitura, interpretação e produção de textos;
- Estruturação de textos: frases, parágrafos e pontuação;
- Textos narrativos, e argumentativos;
- Verbos – tempo presente passado e futuro;
- Linguagem verbal e não verbal;
- Tipos de frases: afirmativas, interrogativas e negativas;
- Ordem alfabética e o uso da letra maiúscula e minúscula;
- Classificação das palavras quanto o número de sílabas;
- Acentuação: palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
- Substantivos e suas classificações.
2º BIMESTRE
- Leitura, interpretação e produção de textos;
- Estruturação de textos: frases, parágrafos e pontuação;
- Dissertação e descrição;
- Resumo;
- Histórias em quadrinhos, folder, diálogo, reportagem;
- Linguagem formal e informal;
- Adjetivos e sua classificação; Locução adjetiva;
- Acentuação das palavras;
- O uso do z e s; r e rr, sc, ss, ç e c...
3º BIMESTRE
- Leitura, interpretação e produção de textos;
- Estruturação de textos: frases, parágrafos e pontuação;
- LENDA, reportagens, cartão - postal cordel e textos informativos;
- Sinais de pontuação na leitura e escrita;
- Pronomes possessivos e demostrativos;
- Preposição;
- Encontros consonantais e vocálicos...
- Emprego de onde e aonde, porque, por que e por quê.
4º BIMESTRE
- Leitura, interpretação e produção de textos;
- Estruturação de textos: frases, parágrafos e pontuação;
- Textos informativos, poemas, contos, prosas ouversos, paródia narrativas;
- Variedade linguísticas: conjunção;
- Verbos: pessoa e número. Modo imperativo e subjuntivo;
- Emprego de, mas/mais, se não e senão.
HISTÓRIA
OBJETIVOS
Reconhecer em si e nos outros como sujeitos históricos;
Perceber no tempo como elemento importante na vida;
Estabelecer comparativos com o tempo presente e o passado e futuro;
Conhecer os grupos com os quais se relaciona;
Observar o que mudou ou não na natureza e na sociedade;
Valorizar o patrimônio cultural;
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
- A construção de identidade individual e da família;
- Medições de tempo: calendário cristão (ano, década e século) e tempo histórico;
- O Brasil indígena: o Brasil antes da chegada dos colonizadores: as nações indígenas, os indígenas hoje (modos de vida, hábitos, relação com a natureza e problemática atual);
- A chegada de outros povos na América e no Brasil.
2º BIMESTRE
- Os colonizadores: viagens marítimas, encontro de culturas (a dos portugueses e a dos nativos);
- A colonização no Brasil/região Sul: extração e produção de riquezas, organização social e político/administrativa, estrutura fundiária, conflitos...;
- A importância da África na formação do povo brasileiro e Região Sul/aspectos culturais;
- A África e o Brasil: a escravidão negra ( o tráfico de escravos para o Brasil e a exploração da mão-de- obra;
- Ser escravo no Brasil: resistência negra: quilombos e líderes negros;
- O negro na sociedade atual: a desigualdade;
- Vivenciada pela população negra e outros setores.
3º BIMESTRE
- Transformações econômicas, culturais, sociais e políticas com a vinda da família real portuguesa para o Brasil/ a independência do Brasil.
- A expansão cafeeira: urbanização, transporte...
- O Brasil Imperial;
- O movimento abolicionista e republicano;
- O trabalho: a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado;
4º BIMESTRE
- Os imigrantes: influência na história do Brasil e Região Sul.
- Brasil República ontem e hoje ( síntese do geral);
- A organização político-administrativa (Poderes Executivo Legislativo e Judiciário).
- O desenvolvimento da indústria: condições de vida dos operários, as fábricas e o movimento operário.
- Os direitos dos trabalhadores: leis trabalhistas;
- Regime democrático X regime ditatorial Assembléia Constituinte, Constituição, eleição, voto etc.
- Direitos e deveres do cidadão na atualidade. Principais acontecimentos políticos e sociais na atualidade.
GEOGRAFIA
OBJETIVOS
Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza na construção de diferentes paisagens urbanas e rurais no Brasil;
Reconhecer os diferentes modos de vida;
Reconhecer as relações existentes entre o mundo urbano e rural;
Valorizar o uso das técnicas e tecnologias em prol do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida;
Compreender e utilizar as linguagens cartográficas;
Valorizar o patrimônio cultural e respeitar a diversidade social;
Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisas da geografia para compreender os espaços, a paisagem, o território e o lugar, os processos de construção, as relações, problemas e contradições;
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
- Representação da terra: globo e planisfério;
- Diferente tipo de mapas observando título escala símbolo cartográfico, legenda, pontos cardeais (destacar mapas que retratam a região sul e país);
- O Brasil na América e no mundo; Continentes e Oceanos;
- A construção do território brasileiro;
- As duas regionalizações do espaço brasileiro: do IBGE e Sócio-econômico, com as devidas funções;
- Ocupação do espaço físico da Região Sul e do Brasil, reconhecendo as semelhanças e diferenças físicas e sociais das zonas rurais e urbanas, identificando a relação de complementaridade e interdependência existente entre ambas (noções gerais)
2º BIMESTRE
BRASIL: PAISAGENS NATURAIS E AÇÃO HUMANA
- Ocupação do espaço físico da Região Sul e do Brasil, reconhecendo as semelhanças e diferenças físicas e sociais das zonas rurais e urbanas, identificando a relação de complementaridade e interdependência existente entre ambas (noções gerais);
- Aspectos físicos da Região Sul e país: relevo, clima, hidrografia e recursos naturais;
- Representação cartográfica e topográfica;
- Relação homem-natureza, reconhecendo as intervenções humanas no ambiente natural de acordo com suas necessidades: canalização de rios, construção de pontes, aplainamento de encostas, áreas populacionais, preservação ambiental e outros.
3º BIMESTRE
- Relação homem-natureza, reconhecendo as intervenções humanas no ambiente natural de acordo com suas necessidades: canalização de rios, construção de pontes, aplainamento de encostas, áreas populacionais, preservação ambiental e outros.
- O papel do trabalho e da tecnologia na transformação dos espaços;
- Características da urbanização do Brasil, observando a influência da colonização, agricultura e comercialização, percebendo-os a partir do próprio convívio;
- Modernização da economia rural para atender a indústria e revolução digital, compreendendo-as a partir de situações reais como uso de máquinas e computadores na elaboração de produtos utilizados no dia-a-dia;
- Movimento de migração e imigração e seus motivos, tais como: mão-de-obra para a indústria, ocupação do espaço, desemprego e influências na cultura do país;
- Divisões do trabalho: por tarefas (um planta, outro transporta, outro embala e outras); social (patrão, empregado); por setor (primário, secundário, terciário); espacial (cidade e campo), tendo como foco a dinâmica da economia brasileira;
- Modos de vida dos diferentes grupos sociais, comparando a nossa região a outras áreas do país;
4º BIMESTRE
- Coexistência de grupos que vivem de maneiras diferentes em uma mesma cidade/estado/país;
- Processo de urbanização e modernização do país promovido pela industrialização, influenciando: concentração maior de pessoas, transporte, moradia, saneamento básico, energia elétrica, lazer, programas assistenciais, movimentos populares e organização político-administrativa.
- Consequências da transformação da natureza pelo homem: desmatamento, poluição, e outros, compreendendo problemas característicos do nosso país, distinguindo-os de acordo com as regiões.
ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVO
Refletir o sentido da atitude ética e moral, como consequência do fenômeno religioso e expressão da consciência através da responsabilidade ética, pessoal e comunitária.
Ser humano
Eu e o outro ( convivência)
Amizade
Campanha da fraternidade
Eu e as pessoas de outra religião
Respeito às diferenças
Respeito eco pedagógico família, escola, comunidade...
Construção pessoal
A alegria de servir
O respeito pelo semelhante
Acontecimentos marcantes
A beleza da criação
Nascimento de um momento importante
Vida construção da história com Deus.
Nossa amizade com Deus.
A natureza manifesta a beleza com Deus.
Virtudes (respeito, confiança, honestidade, responsabilidade, amor, ética, solidariedade, fraternidade amizade, justiça).
Historia das narrativas sagradas orais e escritas
TEMAS TRANSVERSAIS
Objetivo: conhecer fatos e situações marcantes da realidade brasileira, informações e praticas que possibilitem ao aluno participar ativa e construtivamente da sociedade elegendo critérios pautados na justiça e na melhoria de vida.
CONTEÚDOS
- Ética;
- Pluralidade cultura;
- Meio ambiente;
- Saúde;
- Sexualidade;
- Trabalho e consumo.
RECUPERAÇÃO PARALELA
OBJETIVO:
Revisar conteúdos, conceitos e procedimentos oportunizando novas maneiras de apropriação do conhecimento.
CONTEÚDOS:
- Produção e reestruturação de textos;
- Jogos;
- Leitura;
- Ilustração;
- Pesquisas;
- Trabalhos em grupo.
AVALIAÇÃO
Processo contínuo, que envolve não só os conhecimentos adquiridos, mas também o desenvolvimento de habilidades necessárias à formação de hábitos, atitudes, conforme os objetivos propostos. Através de a avaliação detectar os pontos que necessitam ser novamente trabalhado, fazendo assim uma auto – avaliação do trabalho da professora como dos alunos e alunas.
Através da observação diária, avaliar cada aluno/aluna na sua participação, interesse, ideias apresentadas, cooperação e também pela sua capacidade de resolver exercícios, relacionar conteúdos, realizar pesquisas, produzir textos, experienciar, bem como na realização das tarefas de casa, etc.
METODOLOGIA
- Diálogo;
- Leitura individual, coletiva, silenciosa e oral;
- Música e dança;
- Teatro e dramatizações;
- Fitas de vídeos, DVDs, CDs, etc;
- Aulas expositivas;
- Construção de tabelas e gráficos;
- Apresentação de trabalhos;
- Leitura de diversos textos e interpretações;
- Pesquisas.
Cadastre o seu e-mail e receba todas as atualizações grátis!
Ao receber o primeiro e-mail será necessário clicar no link de confirmação de cadastro. Nós não fornecemos seu e-mail a terceiros e também não enviaremos spam!
0 comentários on " Plano de Curso para o 5º ano do Ensino Fundamental "
Postar um comentário
Olá! Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é importante para nós! Um abraço!