Projeto FOLCLORE



PROJETO FOLCLORE




JUSTIFICATIVA
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, aproveitei para trabalhar com meus alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros. Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.



Objetivos

Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira: conhecer a importância do folclore para as crianças e comunidade.

Metodologia

As atividades serão desenvolvidas de forma individual e no coletivo com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisarão as  manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas.Os mesmo ainda criarão cartazes com os personagens,ilustração de textos,adivinhas,parlendas,provérbios,lendas mitos, contos tabelas,calculo mental,dobraduras,atividades de interpretação de lendas e mitos,exposição de trabalhos todos esses trabalhos em sala e alguns como pesquisa extra classe referente ao tema.

Atividades desenvolvidas


O que é folclore;
Quais as cantigas do nosso folclore;
Como são os personagens do nosso folclore;
Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso folclore.
Pesquisa de lenda, parlenda e mitos.
Recortes
Interpretação de texto
Caça palavras
Jogo do sete erro
Leitura
Produção de textos
Brincadeiras
Danças
Recortes
Textos e poesias;
Musicas;
Cruzadinhas;
Adivinhas;
Provérbios;
Atividades matemáticas;
Tabela;
Gráficos;
Pesquisa;
Jogos e brincadeiras;
Dobraduras;
Cartazes;


Culminância


Apresentação dos trabalhos confeccionados através de seminários em cartazes explicativos, poemas,adivinhas,parlenda,o que o que é,dramatização,dança,cantigas de roda e brincadeiras folclóricas.

Relatório

O presente relatório visa descrever as atividades desenvolvidas com a turma da terceira fase do primeiro ciclo da Escola Municipal Coração de Jesus, situada na Rua Ji-Paraná, no bairro castelo dos sonhos no municio de Colniza Mato Grosso.
Iniciei o projeto lendo algumas lendas folclóricas e mitos, os alunos se entusiasmaram e começaram a pesquisar mitos, lendas e personagens em casa.Depois partimos para a pesquisa centralizada onde cada aluno escolheu seu personagem e fez a pesquisa numa tabela demonstrativa,onde ele colocava a característica do personagem local do acontecimento e região. 
Depois dos alunos já terem lido bastante sobre os personagens fui explicar o que significava o temos folclore e a sua importância nos dias de hoje. Qual a importância de passar essas crenças com significado de saber tradicional de um povo.
Assim, o projeto finalizou com a culminância onde os alunos mostraram os seus trabalhos prontos, em forma de seminários explicação do seu cartaz, musica parlenda, adivinhas, trava-língua, brincadeiras de roda, brincadeiras folclóricas. Como professora me sinto muito satisfeita, pois nós educadores sabemos o quanto é difícil trabalhar projetos na sala de aula, mas com certeza o trabalho com projetos é excelente e com cada tema um viver diferente, um conhecimento diferente e um aprendizado diferente. Só tenho a agradecer as pessoas que me ajudaram na conclusão do nosso projeto, pois sou um pouca audaciosa e procuro envolver desde a merendeira da escola, a zeladora, as colegas professora, coordenadora e diretora. E não poderia de agradecer imensamente os pais e os meus queridos aluninhos que fizeram desse projeto um aprendizado grandioso. 





 
Autora: NOZELI CAMIM FERNANDES











Cadastre o seu e-mail e receba todas as atualizações grátis!

Escreva aqui seu email e cadastre-se grátis!:


Delivered by FeedBurner
Ao receber o primeiro e-mail será necessário clicar no link de confirmação de cadastro. Nós não fornecemos seu e-mail a terceiros e também não enviaremos spam!

0 comentários on " Projeto FOLCLORE "

Postar um comentário

Olá! Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é importante para nós! Um abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Já curtiu???

" Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender." ( Marion Welchmann)

Posts Recentes!

Bem-Vindos!

Bem-Vindos!

Desenhos para Colorir

Kits Festa Grátis

Divulgue...

Baú da Web -

Receitinhas

Já passaram por aqui...

Seguidores

 

BAUZINHO DA WEB - BAÚ DA WEB Copyright 2015 Cris Layouts e Templates Criando e Agradando